Questões sobre falácias formais

Warning: session_start(): open(/var/lib/lsphp/session/lsphp74/sess_9vlnss8135djb0fmsca0oe2c7f, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/lsphp/session/lsphp74) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Notice: Undefined index: userId in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 7
Identifique a falácia de negação do antecedente dentre os exemplos abaixo:
Se o computador está ligado, então a luz está acesa. A luz está acesa, então o computador está ligado.
Se o aluno está presente, ele faz a prova. O aluno não faz a prova, então ele não está presente.
Se eu acordo cedo, então tomo café. Não acordei cedo, portanto não tomei café cedo.
Se alimento o gato, ele mia. Alimentei o gato, portanto ele miou.
Na frase "Se eu fosse o autor do livro, então meu nome estaria na capa. Meu nome não está na capa, então não sou o autor do livro", qual tipo de argumento está sendo usado?
Falácia de afirmação do consequente.
Falácia de negação do antecedente.
Modus ponens.
Modus tollens.
Identifique a falácia de afirmação do consequente na seguinte situação:
Se estou na rua, então estou fora de casa. Estou dentro de casa, então não estou na rua.
Se estou cansado, então estou com sono. Não estou com sono, então não estou cansado.
Se estou trabalhando, estou no escritório. Estou no escritório, então não estou trabalhando.
Se estou estudando, estou em casa. Estou em casa, então estou estudando.
Na frase "Se estou feliz, então sorri. Estou sorrindo, então estou feliz", qual tipo de argumento está sendo usado?
Falácia de negação do antecedente
Falácia de afirmação do consequente
Modus ponens
Modus tollens
Escolha a alternativa que contém um exemplo de falácia de negação do antecedente:
Se praticar esportes, ficará saudável. Ele pratica esportes, logo ele ficou saudável.
Se estou gripado, eu trabalho menos. Não estou gripado, então não trabalho menos.
Se estudar, tirará boas notas. João não tirou boas notas, logo ele não estudou.
Se chove, a rua fica molhada. A rua está molhada, então choveu.
Na frase "se sou famoso, então muitas pessoas me seguem nas redes sociais. Muitas pessoas me seguem nas redes sociais, então sou famoso", qual tipo de argumento está sendo usado?
Falácia de afirmação do consequente.
Modus ponens.
Falácia de negação do antecedente.
Modus tollens.